Os aparelhos de contenção são utilizados como complemento e buscam preservar os resultados obtidos durante o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo. Manter os dentes alinhados e corrigidos são sua principal função, sendo que para cada paciente, o uso e o material irão variar.
O uso do aparelho de contenção é sempre importante e se faz presente na maioria dos tratamentos ortodônticos. Isso porque a estrutura dentária, após receber a correção com o aparelho ortodôntico, fica propensa a movimentos indesejados. Assim, a contenção realiza a permanência das alterações obtidas com o tratamento.
Há dois tipos de aparelhos de contenção, o móvel e o fixo. Suas características são diferenciadas, mas a proposta de tratamento é a mesma. A utilização do aparelho de contenção móvel é mais comum na arcada superior, podendo então ser removido da boca em momentos de alimentação, lazer, atividades físicas de impacto e de higiene. A sua função é mais dinâmica e o tratamento mais rápido que o aparelho de contenção fixo. Este costuma ser colocado na parte inferior da arcada dentária quando há a necessidade de um tratamento com o período mais extenso e, também, possui mais discrição, pois é colocado na parte interna dos dentes.
Realizar as consultas periódicas com seu ortodontista e a higiene do aparelho são fundamentais ao longo do tratamento. No uso da contenção removível, é sempre importante realizar a higiene do aparelho e guarda-lo na caixa de proteção quando necessário. Já na contenção fixa, a higiene deve ser ainda mais intensa, principalmente, após as refeições, pois o acúmulo de alimentos na base dos dentes e gengivas podem causar inflamações.