A ortodontia, especialidade odontológica voltada para a reorganização da estrutura bucal, trabalha para corrigir o posicionamento dos dentes e ossos, evitando o desencadeamento de inúmeros problemas que poderiam vir a prejudicar a saúde de todo o corpo.
Buscar os tratamentos ortodônticos alinha às condições de cada paciente com seu bem-estar, seja adulto ou infantil. Iniciar o tratamento na infância proporciona um crescimento mais harmonioso e saudável, tanto bucal, quanto estético, prevenindo maiores desconformidades e facilitando a correção das estruturas ósseas da face.
Na idade adulta, optar pela orientação de um ortodontista também faz parte de uma escolha consciente. Os aparelhos ortodônticos e suas tecnologias avançaram em materiais mais discretos, simples e práticos, podendo fazer parte do seu dia a dia, sem prejudicar ou interferir na sua rotina.
De forma geral, cuidar da saúde bucal é o primeiro passo durante o tratamento ortodôntico. Além de orientar, corrigir e dar uma nova forma ao seu sorriso, os benefícios do uso de aparelhos ortodônticos incluem um posicionamento melhor para a mordida, redução dos espaços entre os dentes, oclusão correta das arcadas dentárias, utilizando métodos específicos para cada situação, a fim de promover a harmonia de sua face, boca e sorriso.
Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos, móveis e estéticos. Essa variação ocorre de acordo com a necessidade e a preferência de cada paciente. A utilização de cada tipo de aparelho e o período de tratamento necessário será particular e individual, levando em conta características pessoais. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, todavia cuidados especiais devam ser tomados em todas as idades.
Sua função é a base de todo tratamento: alinhar os dentes de forma que sejam movidos gradualmente à direção ideal para a correção. Para isso, os aparelhos fixos convencionais são formados por bráquetes metálicos e pelo fio ortodôntico, responsáveis pela movimentação dos dentes de forma ordenada.
O modelo do aparelho ortodôntico estético oferece o mesmo tratamento para alinhar os dentes tortos, porém com mais discrição, já que os materiais utilizados são geralmente bráquetes de policarbonato, porcelana ou safira e fios transparentes.
O uso do aparelho móvel ocorre de forma a complementar o aparelho ortodôntico fixo. Sua principal função é manter os dentes alinhados, após a retirada do fixo, contribuindo para finalizar o tratamento com resultados satisfatórios.