CRO/RS 14703
SENSIBILIDADE DENTÁRIA

SENSIBILIDADE DENTÁRIA

O que é sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é um problema comum e mais frequente em adultos. Ela pode ocorrer por diferentes motivos, porém, na maioria dos casos, ou é pela erosão do esmalte do dente, ou quando há retração gengival.
Esses dois motivos deixam a dentina (camada mais interna abaixo do esmalte) e os túbulos dentinários expostos às terminações nervosas que, quando entram em contato com variações de temperatura, refletem com sinais dolorosos, mais conhecidos como a sensibilidade dentária.
 

O que causa a sensibilidade dentária?

A exposição da dentina e dos túbulos dentinários ocorre quando o esmalte do dente está desgastado, sendo tanto pela erosão em si, quanto pela retração da gengiva. Hábitos de escovação que agridem o dente e a gengiva podem influenciar nesse problema, assim como o próprio atrito nos dentes.
 

Como identificar a sensibilidade nos dentes?

Os fatores que estão relacionados à sensibilidade dentária podem ser as altas e baixas temperaturas e, até mesmo, os doces. Ingerir refrigerantes, limonadas e alimentos gelados costumam ser as causas mais comuns entre os pacientes. Porém, o mesmo acontece com bebidas e alimentos quentes. Já o açúcar do doce pode entrar em contato com a raiz exposta e afetar o fluido que se encontra nessa região, machucando e resultando na dor durante a refeição.
 

Como tratar a sensibilidade dentária?

É muito importante realizar uma avaliação odontológica para evitar problemas mais graves, como inflamações profundas. Com as orientações do seu dentista será possível identificar as causas e indicar o melhor tratamento, podendo ser diretamente na gengiva, na raiz e, no dente, com prescrições específicas de cremes dentais e flúor.

Entre em contato!

Topo