CRO/RS 14703
LIMPEZA E PROFILAXIA DAS ARCADAS

A limpeza dental profunda realizada pelo cirurgião dentista é chamada de profilaxia. Os métodos para a higiene bucal são utilizados de forma detalhada para proporcionar uma limpeza completa e específica.

A profilaxia é ideal para a limpeza individual dos dentes e pelo refinamento das técnicas, deixando a boca, o sorriso e os dentes mais saudáveis e limpos.

PARA QUE SERVE A PROFILAXIA?

A profilaxia atua sobre cáries e mau hálito, além de auxiliar na prevenção de gengivite, periodontite e halitose. A limpeza profunda remove as bactérias instaladas na margem gengival e no sulco gengival. São mais de 400 micro-organismos que se acomodam no interior da boca. As bactérias que causam a gengivite, por exemplo, estão presentes naturalmente, o que reforça a necessidade de realizar e manter a higiene bucal.

COMO É FEITA A LIMPEZA DENTAL?

Os procedimentos utilizados para a profilaxia são feitos por meio de ultrassom ou instrumentos manuais, como curetas. A tartarectomia remove o tártaro por meio de ultrassom ou instrumentais curetas. Após, quando necessário, ocorre o jateamento com bicabornato de sódio, o qual atua no polimento e na remoção da placa bacteriana. Também há casos que a escova rotatória é utilizada com a pasta profilática. Por fim, é realizada a aplicação de flúor para fortificar e complementar os minerais nos dentes. Realizando, assim, a limpeza dental completa.

QUAIS OS CUIDADOS?

Os cuidados para ter uma saúde bucal começam pela higiene. Em cada paciente haverá a variação e indicação do melhor método. Para quem realiza tratamentos ortodônticos, é preciso redobrar a atenção, mas, em todos os casos, cuidados com a alimentação e na higienização são primordiais. De forma preventiva, a consulta com um dentista a cada seis meses deve ser realizada.

Entre em contato!

Topo