O diastema é um espaçamento entre dois ou mais dentes, conhecido também, como uma abertura na arcada dentária que se torna visível ao sorrir ou falar. Em geral, é mais comum ocorrer nos dentes da arcada superior, localizados na região frontal, o que acaba causando desconforto estético em alguns pacientes.
Dentre as principais causas do diastema destacam-se a falta de simetria no tamanho dos dentes, alterações no freio labial (tecido que cobre a extensão da gengiva até os dois dentes frontais) ou ainda, a ausência de algum dente na composição da arcada.
O diastema também pode interferir em questões funcionais na boca, além das estéticas. Na maioria dos casos, o diastema não prejudica a saúde bucal diretamente, porém, há casos que ele pode influenciar na má oclusão dentária e resultar em outros problemas dentários.
O tratamento de eleição para a maioria dos pacientes é a Ortodontia, onde promove-se a movimentação e aproximação dentária para o fechamento do espaço. Em alguns casos é necessária uma cirurgia de Frenectomia para correção do tamanho e altura do freio labial. Há, ainda, a possibilidade de uma correção natural do diastema durante o período de desenvolvimento da dentição.
Em todo caso, o tratamento do diastema varia de acordo com o diagnóstico do paciente, por isso, é imprescindível o parecer de um especialista para definir o método mais adequado. Por fim, há possibilidade de fechamento com facetas ou lentes de contato, cimentadas sobre a parte externa dos dentes, a fim de garantir uma aparência mais harmônica à composição da arcada.