A diferença e os diferentes modelos de aparelhos ortodônticos contribuem e modernizam os tratamentos relacionados à saúde da boca. Um belo sorriso também está ligado a uma boa técnica odontológica! Para saber qual modelo escolher, o ortodontista deve ser consultado e as suas necessidades avaliadas.
Além dos aparelhos fixo, móveis e estéticos, as outras formas são propostas pensando na sua funcionalidade. Diferente do aparelho ortodôntico tradicional, o aparelho autoligado, que pode ser metálico ou estético, é uma dessas opções. O modelo não possui as borrachinhas, mas uma “tampa” flexível que prende e amarra o fio na canaleta do braquete. Essa característica, faz com que a movimentação seja mais rápida, pela baixa fricção gerada.
O tratamento com aparelho autoligado ocorre de forma mais rápida que o convencional, mas com os mesmos princípios de ordenar e alinhas os dentes. A diferença está na facilidade de higienização, já que não possui as comuns “borrachinhas coloridas”. O aparelho autoligado também oferece mais discrição, sendo escolhido muitas vezes por questões estéticas.
Melhora da função da boca - dicção, fala e respiração – corrige problemas da mordida e mastigação, evitando tensões musculares que têm como consequências dores de cabeça, e, é claro, ganhos estéticos e psicológicos.