CRO/RS 14703
RETRAÇÃO GENGIVAL

A retração gengival pode estar presente em todos os dentes, assim como em alguns. Ela ocorre quando a gengiva que cobre os dentes diminui, se afastando da coroa dentária e deixando a raiz exposta. Esse processo inicia gradualmente e, quanto antes for diagnosticado, mais ágil será o seu tratamento.

Quais as causas da retração gengival?

O mau posicionamento dos dentes é uma das causas mais comuns da retração gengival, mas há uma série de fatores que podem contribuir para esse problema, como infecções nas gengivas, acúmulo de tártaro nos dentes, hereditariedade e lesões com a escovação de forma inadequada.

Quais são os sintomas?

Embora possa ser percebida ainda na infância, a retração gengival irá variar em cada paciente e em diferentes idades. Com seus efeitos, é possível notar o amarelamento na base da gengiva, sangramentos, aumento da sensibilidade e mau hálito.

Como tratar a retração gengival?

O tratamento da retração gengival terá mais resultados positivos, quanto mais cedo ocorrer seu diagnóstico. O problema tem cura e pode ser controlado com base nas instruções do seu dentista. Hábitos de fumar, de má alimentação e escovação errada devem ser corrigidos para auxiliar na solução da retração.

Quando optar pela cirurgia gengival?

A gravidade da retração e da idade do paciente serão determinantes na hora de realizar a cirurgia gengival. No procedimento, há o recobrimento da raiz dentária, reposicionando a gengiva ou inserindo o enxerto de tecido necessário. Assim, as características de cada pessoa irão influenciar nos resultados e na cicatrização da cirurgia, bem como, na sua correção.

Entre em contato!

Topo