BARRA TRANSPALATINA
A barra transpalatina é um aparelho que contribui muito nos tratamentos ortodônticos. Em casos de remoção de dentes, ela é indicada para agir como complemento, impedindo que haja a movimentação dos dentes posteriores e corrigindo a rotação e a inclinação dos molares. Assim, ela também possibilita a expansão ou contração dos arcos dentários.
Em quais casos a barra transpalatina é indicada?
Todo tratamento Ortodôntico ocorre sob supervisão de um dentista e tem suas indicações individuais. O uso da barra transpalatina pode ser indicado em diferentes casos, com ou sem o uso do aparelho ortodôntico fixo. De maneira mais eficaz, a recomendação será proposta em pacientes que necessitam corrigir a ancoragem dos dentes posteriores e a movimentação dos molares.
Quais os cuidados durante o tratamento?
Assim como em qualquer tratamento dentário e bucal, a higiene é o cuidado principal a ser observado durante e depois da alimentação e ao longo de sua rotina. Os acúmulos de comida na base do aparelho devem ser evitados e a higienização reforçada com a escova unitufo na região do molar. Alimentos mais rígidos não são indicados e, para facilitar a mastigação e evitar danos ao aparelho, quando necessários, devem ser cortados.
Adaptação à barra transpalatina
Nos primeiros dias com a barra transpalatina é normal que o paciente sinta algum desconforto. O aparelho é inserido no céu da boca com a fixação nos dentes molares, o que pode dificultar inicialmente a mastigação e fala. Contudo, esse período de adaptação é de no máximo, 20 a 30 dias!